The Weeknd
08/02/2022 00:05 em ÍCONES

The Weeknd

 

Olá ouvintes da Rádio Dance FM, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o músico e produtor musical do gênero R&B Abel Makkonen Tesfaye, seu nome artístico The Weeknd. 

 

Abel nasceu no dia 16 de fevereiro de 1990 na cidade de Toronto/Canadá, e cresceu ouvindo uma variedade de gêneros musicais como soul, quiet storm, hip hop, funk, indie rock e pós-punk.

 

Após um momento conturbado de sua adolescência, aos 17 anos, Abel decidiu abandonar a escola e sair de casa.

 

Conta Abel que adotou seu nome artístico "The Weeknd" justamente por ter saído de casa em um final de semana e nunca voltou.   A grafia do nome foi alterada para "The Weeknd" para evitar problemas de direitos autorais e marca registrada com uma banda canadense já existente e denominada "The Weekend".

 

Em 2010, lançou em sua conta do YouTube várias canções sob o seu pseudônimo de "The Weeknd", mantendo sua verdadeira identidade no anonimato.

 

Em 2011, lançou três mixtapes, de nove canções cada, que estão disponíveis apenas para download digital: House of Balloons, Thursday e Echoes of Silence.   Os três lançamentos foram muito bem recebidos pela crítica.

 

Em 2012, lançou um álbum compilatório, Trilogy, que consiste em versões remasterizadas das canções contidas nos mixtapes, bem como três canções novas.   No ano seguinte, publicou seu primeiro álbum de estúdio, Kiss Land.

 

O segundo álbum, "Beauty Behind the Madness", foi o primeiro do cantor a chegar à primeira colocação na tabela Billboard 200. Inclui os singles de primeira colocação nos EUA e Reino Unido "Can't Feel My Face" e "The Hills", junto com o single de top-cinco (também nos EUA e no Reino Unido) "Earned It". As três canções estiveram simultaneamente nas três primeiras colocações na tabela Billboard Hot R&B, fazendo de Tesfaye o primeiro artista da história a realizar tal proeza.

 

Em 2016, lançou o seu terceiro álbum de estúdio, "Starboy", cujo tema homônimo se tornou o terceiro número 1 de Tesfaye nas tabelas musicais principais dos Estados Unidos e Reino Unido.

 

Em março de 2018, lançou de surpresa o EP My Dear Melancholy que chegou ao topo da parada de álbuns nos Estados Unidos.

 

Em janeiro de 2019, lançou "Lost in the Fire", o segundo single do segundo álbum de estúdio de Gesaffelstein, as canções Power Is Power e Blinding Light.

 

Em 2020 lançou o quarto álbum "After Hours" através das gravadoras XO e Republic.  A edição padrão do álbum não conta com a participação de outros artistas, enquanto a edição deluxe conta com faixas remixadas, com participações de Chromatics e Lil Uzi Vert, além de produção adicional de The Blaze, Johnny Jewel e OPN. A edição deluxe de After Hours foi posteriormente atualizada para incluir três novas faixas bônus.

 

Em 2021 lançou o álbum "The Highlights" pela XO e Republic.

 

Em 2022 lançou o quinto álbum "Dawn FM",  conta com narração do ator e comediante canadense Jim Carrey, participação nos vocais de Tyler, the Creator e Lil Wayne, e declamação de Quincy Jones e Josh Safdi.

 

 

Top músicas

  • Blinding Lights
  • I Feel It Coming ft. Daft Punk
  • Die For You
  • Save Your Tears
  • Over Now” ft. Calvin Harris 
  • Earned It
  • In Your Eyes
  • Can't Feel My Face

 

 

COMENTÁRIOS